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Relacionamento com o cliente na era digital em 3 passos simples

Saber relacionar-se com clientes na era digital é essencial para empresas que desejam colocar a transformação digital em prática. Confira neste post os passos para melhorar o relacionamento com o seus clientes.

O relacionamento com o cliente é um laço desenvolvido entre empresa e seu público por meio de ações tomadas de ambos os lados. Então, uma compra, um pedido de informação, uma imagem de promoção ou a contratação de um serviço são ações que ajudam a formar essa relação entre sua marca e seu consumidor.

Atualmente temos muitos meios tecnológicos e conectados à Internet para nos relacionarmos com as pessoas e marcas que mais gostamos, não apenas as propagandas na TV. Essa mudança nos meios de comunicação também influenciam nos relacionamentos que as pessoas têm com as empresas.

Quer entender melhor sobre seu negócio e o relacionamento com os clientes na era digital? Está no post certo, continue com a gente e boa leitura!

Pilares fortes do relacionamento com o cliente

Existem três pilares fundamentais e que dão força para o relacionamento com o cliente. Veja a explicação sobre cada um deles e como influenciam no bom atendimento:

  • transformação digital: a transformação digital é o movimento que leva a tecnologia para os processos mais básicos da rotina das pessoas. Um exemplo bem simples é o momento de lazer em casa que não mais é na frente da televisão com um canal aberto, mas sim com um tablet, smartphone ou computador assistindo vídeos por streaming;
  • jornada do cliente: diz respeito a trajetória que seu consumidor percorreu até chegar na conclusão da compra ou consumo do produto/serviço. Acompanhar esse caminho permite que você alinhe sua estratégia de acordo com as expectativas do cliente;
  • capacitação de pessoal: uma excelente forma de melhorar o relacionamento com o cliente é capacitar as pessoas que trabalham em sua empresa, mostrando para elas a importância do atendimento ao consumidor e como transformar meros pontos de contato em pontos de satisfação.

Unindo essas três forças, você consegue adaptar sua empresa para a era digital e atender bem seu cliente, ao mesmo tempo que melhora os resultados do seu negócio.

Dicas para um bom relacionamento com o cliente na Internet

Agora que você entende um pouco mais sobre a relação entre consumidor e marca, veja essas dicas para melhorar a forma como sua empresa se relaciona com seu público na Internet.

1. Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é essencial na era digital, pois as pessoas querem receber um atendimento rápido e de qualidade, mas que não esqueça de elementos importantes, como a empatia. A empatia é uma habilidade nata para muitas pessoas, porém ela pode ser praticada também.

Para isso, se coloque sempre no lugar do próximo e ouça tudo o que ele tem a dizer, principalmente se for uma crítica ou problema. Tente imaginar-se na situação que foi apresentada e pense em como gostaria que tudo fosse resolvido. Dessa forma você minimiza as falhas de comunicação e aumenta a satisfação de seus clientes.

2. Resoluções rápidas

Ao gerenciar as redes sociais, é essencial ter uma resposta rápida para os problemas propostos por seus clientes. A Internet é uma via ágil para muitas coisas, pois podemos pagar contas e fazer um trabalho para a faculdade sem sair de casa. Então, se sua empresa não tem essa agilidade, significa que não está preparada para o mundo digital.

3. Atenção aos feedbacks

Ouvir e entender bem o seu público é essencial, por isso, os feedbacks são elementos importantes em qualquer estratégia de relacionamento com o cliente. Esse termo em inglês significa resposta de retorno e trata-se do momento em que a empresa ou colaborador ouve a impressão que um cliente tem sobre o negócio ou atendimento.

Essa é a razão que torna os feedbacks tão importantes para o relacionamento com o cliente, pois você saberá exatamente qual a impressão que seus consumidores têm da sua marca. Além, claro, de ter a oportunidade de alinhar seus negócios com as expectativas do seu público.

O que achou das nossas dicas? Compartilhe esse post com seus seguidores nas redes sociais e mostre para eles o que você aprendeu!

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