Loja no Instagram

Loja no Instagram: Como habilitar o recurso de vendas?

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Implementar a loja no Instagram — chamada de Instagram Shopping — é uma estratégia que permite adicionar links para os produtos do seu site direto nas publicações. Então, se você tem (ou pretende ter) uma loja virtual e quer aumentar as vendas por lá, esse recurso é um grande aliado, já que direciona os clientes direto para a página de venda.

Contudo, alguns requisitos básicos são necessários para que a plataforma libere essa função para o seu perfil. Descubra quais são eles e como colocar essa estratégia em prática com este artigo e potencialize os seus resultados!

Como usar o Instagram Shopping

Se você já conseguiu a liberação para usar a loja no Instagram, poderá usá-la para mostrar o recurso “Toque para ver” em uma publicação. Ao tocar no ícone na tela, os visitante conseguem visualizar quais produtos estão sendo oferecidos ali e quanto eles custam. 

Ao clicar na tag, eles são redirecionados automaticamente para o seu site, bem na página de venda do item em questão. É possível adicionar até cinco mercadorias por foto ou nove, caso seja usado o carrossel de imagens. 

Os pré-requisitos para usar ter a loja no Instagram

Para contar com o Instagram Shopping, o seu perfil precisa atender a alguns critérios básicos, estabelecidos pela plataforma. São eles:

  • o perfil deve ser de uma conta comercial;
  • só é possível vender produtos físicos (ou seja, serviços não podem ser ofertados por enquanto);
  • os produtos vendidos devem estar de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Instagram;
  • é necessário ter uma loja virtual, visto que o Instagram não tem funcionalidades que permitem fazer o processamento das vendas. A função serve apenas para redirecionar os compradores para o site;
  • o perfil comercial precisa estar vinculado a um catálogo do Facebook. 

Como criar um catálogo no Facebook

Antes mesmo de pensar em usar a loja no Instagram, é necessário cadastrar os produtos que você pretende vender no catálogo de produtos no Facebook. Isso pode ser feito no Gerenciador de Catálogo seguindo o passo a passo:

Foto: https://ajuda.uoou.com.br/
  • clique em “Criar Catálogo” (já na sua página no Facebook);
Foto: https://ajuda.uoou.com.
  • determine qual é a categoria dos seus produtos e toque em “Avançar”;
Foto: https://ajuda.uoou.com.
  • vá na opção “Carregar informações de produto”, dê um nome para o seu catálogo. Em seguida, clique em “Criar”;
Foto: https://ajuda.uoou.com.
  • depois que o catálogo estiver criado, você poderá editá-lo acessando o menu “Visualizar catálogo”.
Foto: https://ajuda.uoou.com.

Há dois tipo de catálogos, os que focam no alcance de clientes em potencial (anúncios dinâmicos) e os que ajudam a aumentar a quantidade de visitas na loja (anúncios para gerar tráfego).

Escolha um dos dois e clique em “Adicionar produtos”. Nessa etapa, você deverá criar um título para o seu produto, montar uma descrição, fazer upload da foto do item e ainda informar preço e site.

Depois que todo esse processo é feito e a conta é solicitada, a equipe responsável fará uma análise do seu perfil. Caso ele se enquadre nesses critérios, o Instagram Shopping será liberado. 

Como publicar os posts usando as tags da loja no Instagram

Depois que receber a aprovação por parte da rede social, será necessário habilitar o recurso, configurar a conta e, então, criar os posts. 

Para ativar a ferramenta, siga os passos:

  • entrar no perfil;
  • clicar em “Começar” (se essa opção não aparecer, vá para o menu de Configurações);
  • depois, acesse o menu “Produtos” e clique em “Continuar”;
  • nesse momento, você deve selecionar o catálogo que deseja ligar ao seu perfil;
  • feito isso, clique em “Concluir”.

Agora que a ativação foi realizada, você poderá criar seus posts usando o Instagram Shopping. Isso é feito da seguinte forma:

  • escolha a foto que deseja publicar, utilize os filtros (caso queira) e escreva a legenda;
  • agora, você deve tocar no produto para o qual deseja criar a tag (da mesma forma como quando vai marcar pessoas em uma publicação normal no perfil pessoal);
  • digite o nome do item da mesma forma como ele foi cadastrado no catálogo e selecione-o quando ele surgir na lista da pesquisa;
  • clique em “Concluir” e depois em “Compartilhar”.

Por que ativar a loja no Instagram

Se você ainda tem dúvidas a respeito das vantagens que esse recurso pode trazer para o seu negócio, nós vamos esclarecê-las agora mesmo. A maior de todas é melhorar a experiência dos seus clientes, visto que o processo de compra fica bem mais fácil e ágil — é só clicar na tag e já é direcionado para a página de compra no site, em vez de ir procurá-lo manualmente.

Promover uma experiência agradável para o seu público (independente da jornada em que ele se encontra) é fundamental para que eles se sintam mais inclinados a comprar. Sem contar no peso que isso tem na hora de conquistar a fidelização dos clientes.

Geralmente, pessoas que preferem comprar pela internet têm como uma das maiores motivações o fato de ser um processo rápido e simples. Então, mais uma vez você acaba oferecendo um benefício intangível (o da comodidade).

Outra vantagem que vale destacar é a diminuição da jornada de compra. Se o caminho que o cliente precisa percorrer até concluir o processo é menor e mais simples, isso reflete no seu percentual de conversões e faz com que o volume de vendas seja maior (aumentando seu faturamento).

Como se destacar com as vendas online

É possível criar uma loja bem-sucedida e conquistar a confiança de seus clientes, destacando-se e conseguindo efetuar uma boa quantidade de vendas online. Veja algumas dicas que vão ajudar a influenciar positivamente os resultados:

  • Aposte em lojas multiplataformas. Estar presente no Instagram e ter um site já é uma forma de vender em mais de um canal. Porém, se possível ofereça outros meios para que os clientes possam fazer suas compras da forma como acharem melhor (isso inclui WhatsApp e aplicativo para smartphone, se estiver dentro das suas possibilidades.
  • Coloque a informação de preço bem visível. Isso passa uma imagem de transparência e transmite mais confiança para o público.
  • Ofereça diversas formas de pagamento e permita que seus cliente escolham a que for melhor. Pode ser via boleto, cartão de crédito, Mercado Pago, Picpay e até mesmo com dois métodos diferentes (uma parte no boleto e outra no cartão, por exemplo).

Apostar na loja no Instagram é uma decisão que traz benefícios tanto para os seus clientes quanto para o seu negócio. Ela é uma excelente maneira de tornar os processos mais simples e rápidos, o que estimula ainda mais as vendas.

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