como vender no telegram

Vender no Telegram: como obter sucesso nessa estratégia

83

Já pensou em aperfeiçoar sua estratégia e aprender como vender no Telegram? Se essa possibilidade nunca passou pela cabeça, saiba que está perdendo uma grande oportunidade na área de marketing.

Mais que um mensageiro instantâneo, o Telegram é uma ferramenta de marketing, que ajuda a fechar negócios e alcançar melhores resultados. Por que isso acontece? A resposta é simples!

O app oferece muito mais funcionalidades que o WhatsApp — e elas podem ser usadas para atrair, encantar, reter e fidelizar clientes. Tem dúvidas de como fazer isso? Confira no post!

Afinal, o que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas e ainda permite compartilhar atrativos, fotos, vídeos e outros tipos de documentos. Ele pode ser usado em diferentes dispositivos — as conversas são sincronizadas.

Tendo a velocidade e a segurança como duas das características principais, o Telegram é excelente para os negócios. Por meio dele, você pode criar grupos de mensagens com até 200 mil usuários.

Com isso, você tem mais chance de estabelecer uma comunicação amigável e se aproximar dos clientes. Da mesma forma, fortalece a sua marca e aumenta as oportunidades de vender pelo Telegram.

Quais são as principais diferenças para o WhatsApp na área de vendas?

Apesar de ambos serem mensageiros instantâneos, é mais fácil saber como vender no Telegram. Por ter ferramentas específicas, ele oferece algumas vantagens. Assim, as principais diferenças são:

  • quantidade de usuários: o limite é de 200 mil, enquanto no WhatsApp é de 256 participantes;
  • nível de segurança: o protocolo usado é o MTProto, que é construído sobre algoritmos testados ao longo do tempo. A criptografia tem duas camadas: cliente-servidor e cliente-cliente. As mensagens são armazenadas em nuvem, exceto os chats secretos. Eles têm criptografia ponta a ponta, com mensagens autodestrutivas. No WhatsApp, os conteúdos antigos ficam armazenados apenas no aparelho;
  • multiplataforma: os diferentes dispositivos usados acessam as mensagens, o que evita perdas de conversas com clientes. No WhatsApp, textos antigos podem não ser acessados;
  • edição de mensagens: os conteúdos podem ser editados e até apagados, inclusive nos grupos. No WhatsApp, isso só pode ser feito se os usuários não viram a mensagem. A edição não é permitida;
  • bots: o Telegram oferecer uma bota API e bots inline para atuar nos grupos. Eles podem acompanhar enquetes, votações e até e-mails. No WhatsApp, é preciso contratar uma ferramenta para ter acesso a esse recurso;
  • versão web independente: as versões desktop e web do Telegram funcionam de forma independente do mobile. Isso significa que você pode até desligar o smartphone e continuará usando o app. Isso não acontece no WhatsApp. No caso do término da bateria, pode até perder oportunidade de vendas.

Como vender no Telegram?

Entender como vender no Telegram passa por conhecer suas funcionalidades e boas práticas. As primeiras principais foram apresentadas. Agora chegou a hora de mostrar o que fazer. Veja!

Personalize o Telegram

Crie um nome de usuário para ter acesso a mais funcionalidades, como a possibilidade de ter um link para conversar com usuários. Nesse caso, quando clicar nele, a pessoa será direcionada. Essa também é uma forma das pessoas poderem citar seu nome nos grupos e você receber a notificação.

Use os grupos

Permitem interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, mas também responder mensagens específicas. Basta clicar em uma delas, criar seu conteúdo e o usuário será notificado.

Aposte nos vídeos

É mais fácil enviar um vídeo com o Telegram. Basta digitar @youtube e uma palavra-chave e uma lista aparecerá. Também é possível assistir sem sair do app, o que aumenta a chance das pessoas responderem por ali.

Invista na mídia compartilhada

É um botão que permite encontrar todas as mídias já enviadas naquela conversa. Ela ainda está separada por categorias — como fotos, vídeos, links etc. — para facilitar a busca.

Adote os stickers

São mais chamativos e tendem a atrair os usuários. Para vender no Telegram, você pode buscá-los por pacotes que podem ser baixados ou copiados. Se quiser, também é possível criá-los para tornar as mensagens mais interativas.

Conte com o áudio

É possível enviar e até acelerar a escuta sem perder a qualidade. Você também pode travar o botão para gravar a mensagem, ou seja, não precisa ficar com a tela ligada o tempo todo. No caso de um grupo com vários áudios, é só dar o play no primeiro e os outros são reproduzidos de forma automática.

Com todas essas boas práticas, fica fácil entender como vender no Telegram e por que ele é melhor que o WhatsApp, certo? Então, aproveite esse potencial e comece a fechar negócios agora mesmo!

Quer saber o que negociar na internet? Baixe agora o ebook gratuito 50 tipos de produtos para vender online e veja como fazer dinheiro!

Share this post

Powered by Bume.