Como vender na internet para iniciantes

Como vender na internet para iniciantes em 5 passos

78

Se você nunca comercializou produtos online, saiba que essa é uma boa alternativa. Uma maneira de entender como vender na internet para iniciantes é compreender o cenário e esse mundo.

Na venda online, você não enxerga o cliente, mas tem boas possibilidades de comercialização. É possível divulgar os produtos com um baixo investimento, alcançar um número maior de pessoas e atrair mais clientes.

Tudo isso pode ser conseguido por meio de um e-commerce próprio, sites de classificados — que oferecem uma plataforma pronta para uso —, mídias sociais e marketplaces. Qualquer uma dessas opções requer a aplicação de 5 passos para ter sucesso. Veja quais são eles!

1. Mude seu mindset

A mentalidade empreendedora precisa ser bem trabalhada. Reconheça que os desafios existem, mas que o importante é sua reação diante deles. Planeje-se e defina o que pretende conquistar. Além disso:

  • tenha uma visão clara e inovadora, sem limites;
  • deixe claro seus objetivos;
  • deixe o ego de lado;
  • saiba se comunicar;
  • aprenda a errar e aceitar as dificuldades;
  • nunca perca o foco e tenha uma rotina de trabalho.

Lembre-se de que saber como vender na internet se é um iniciante pode ser difícil. Ainda assim, você tem várias possibilidades de meios, como citamos antes: site próprio, mídias sociais etc. 

Cada um tem duas vantagens. O site próprio oferece customização total. Os de classificados oferecem uma plataforma pronta para uso.

As mídias sociais permitem divulgar e vender os produtos para um grande número de pessoas. Por sua vez, os marketplaces também permitem atrair um público mais amplo.

Explore mais de uma ferramenta, até mesmo todas! Essa é uma forma de contar com a tecnologia a seu favor.

2. Desenvolva sua competência pessoal

A ideia, aqui, é conhecer suas próprias características e trabalhar com elas a seu favor. Essa também é uma forma de desenvolver seu mindset e considerar o que pretende ao iniciar as vendas pela internet.

Busque referências online, estude sua história e se inspire nelas. Ao mesmo tempo, identifique seus pontos fortes e fracos, bem como seu diferencial.

Se precisar estudar mais, aperfeiçoar seus conhecimentos ou experiência, veja o que pode fazer para chegar lá!

3. Lembre-se da competência interpessoal

Um bom vendedor deve ser capaz de influenciar as pessoas ao seu redor. Essa é a competência interpessoal, que deve ser trabalhada.

Aprimore suas técnicas de persuasão e sua capacidade de se conectar com os outros. Essa é uma forma de se aproximar dos clientes e fidelizá-los.

Com a persuasão, você ainda aprende a mostrar seus argumentos e influenciar as decisões dos clientes com base em fatos verdadeiros. Assim, também ganha sua confiança.

Perceba que essa é a melhor maneira de ultrapassar objeções. Como ajuda, chame o cliente pelo nome e invista na comunicação personalizada.

Para isso, separe o público-alvo em categorias, de acordo com seus interesses e suas características. Faça testes A/B para identificar oportunidades de melhoria e alcançar melhores resultados.

4. Cuide do lado financeiro

Ser um iniciante nas vendas pela internet pode ser difícil, especialmente no lado financeiro. É preciso ter inteligência para saber ganhar o valor necessário e gastá-lo.

Ter disciplina e cuidar com o lado emocional são importantes. Evite gastar com supérfluos e controle todos os seus gastos. Além disso, tenha uma reserva de emergência maior, que seja equivalente a 9 meses de despesas.

O restante que sobrar, invista. É uma forma de se precaver contra imprevistos e garantir um bom retorno no futuro.

5. Foque a produtividade

Por fim, um bom vendedor iniciante na internet precisa ser produtivo. Por mais que você tenha liberdade de horários, deve cuidar para evitar a sobrecarga de trabalho e também a procrastinação, já que esses dois extremos são ruins.

É importante tirar um tempo para descansar, ler, fazer exercícios e mais. Foque aquilo de que mais gosta, porque é isso que ajudará a relaxar.

No momento em que trabalhar, mantenha a concentração total. Para aprimorar essa habilidade, conte com a ajuda de algumas ferramentas, como a meditação e o mindfulness, e técnicas de gestão do tempo, por exemplo, o Pomodoro.

Use diferentes recursos, teste todos eles e veja aqueles mais adequados para você. Essa é a melhor forma de aprender como vender na internet para iniciantes e chegar ao sucesso!

Se você quer aumentar as negociações e atender mais clientes, aproveite para explorar vários recursos. Conheça 5 dicas para potencializar suas vendas com o Close Friends e veja como as redes sociais ajudam quem é iniciante!

Share this post

Powered by Bume.